quarta-feira, 22 de julho de 2015

Poder & Capital & Vice-Versa & Versa-Vice




Analogia que veio à mente olhando estatísticas de acesso. "A França estava com 53 e a Rússia com 52 e de repente a Rússia faz um acesso e iguala com a França. Elas não disputam o modelo de revolução nascido na França? A Rússia se inspirando na Revolução Francesa não faz uma revolução que evita o confronto com os países desenvolvidos do continente e que se quer inspiradora dos processos de libertação nacional das colônias e semi-colônias? Então, em lugar de fazer Guerra Quente faz Guerra Fria com os países desenvolvidos, mas, ambas, não foram derrotadas no final, uma com a derrota e captura de Napoleão e a outra com a descolonização e o desmantelamento da URSS?" Mas, também me veio à mente a progressão sistemática da Alemanha. "A Alemanha não disputava com a Inglaterra quem tinha mais valor? Se Newton ou Leibiniz? Se Hume ou Kant? Se o empirismo racionalista inglês ou o idealismo racionalista alemão? Se a Ilha e os mares ou o Continente e as terras? Se a língua dos povos ingleses (incluindo diferentes religiões/etnias) ou o sangue dos povos germânicos (excluindo judeus e outras etnias/religiões)? E, ainda hoje, não disputam se quem tem mais valor é a Comunidade Britânica das Nações ou é a União Europeia?"


A Inglaterra lançou o Neoliberalismo e a Globalização no momento que a Descolonização se Globalizava. A URSS "se dissolveu no ar como tudo que é sólido" e a União Europeia percebeu a oportunidade de ser alternativa à URSS e de, quem sabe, desenvolver um Neo-Estados Unidos e uma Continentalização incluindo a Rússia?! E a China?!


Aparentemente, Inglaterra, Estados Unidos, União Europeia e China estiveram unidos apostando no desmoronamento da URSS como consequência da Descolonização em combinação com o Neoliberalismo e a Globalização. Os povos das ex-colônias teem acesso à União Europeia. A China quer acesso aos povos das ex-colônias e Inglaterra e Estados Unidos já conseguiram esse acesso com o Neoliberalismo e a Globalização.


Capital. Poder. Poder do Capital. Capital do Poder. Disputa de capital, disputa de poder, disputa do poder do capital e disputa da capital do poder.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


RASCUNHO



Analogia que veio à mente olhando estatísticas de acesso. "A França estava com 53 e a Rússia com 52 e de repente a Rússia faz um acesso e iguala com a França. Elas não disputam o modelo de revolução nascido na França? A Rússia se inspirando na Revolução Francesa não faz uma revolução que evita o confronto com os países desenvolvidos do continente e que se quer inspiradora dos processos de libertação nacional das colônias e semi-colônias? Então, em lugar de fazer Guerra Quente faz Guerra Fria com os países desenvolvidos, mas, ambas, não foram derrotadas no final, uma com a derrota e captura de Napoleão e a outra com a descolonização e o desmantelamento da URSS?"

 A França está sempre desempenhando um papel importante porque precisa manter a influência sobre a Rússia?! Mas, não era a Alemanha a maior influência da Rússia antes da Revolução de 17?


Mas, também me veio à mente a progressão sistemática da Alemanha. "A Alemanha não disputava com a Inglaterra quem tinha mais valor? Se Newton ou Leibiniz? Se Hume ou Kant? Se o empirismo racionalista inglês ou o idealismo racionalista alemão? Se a Ilha e os mares ou o Continente e as terras? E, ainda hoje, não disputam se quem tem mais valor é a Comunidade Britânica das Nações ou é a União Europeia?" - ( Poderia ter continuado: Se Steuart ou Hegel? Se Ricardo ou Marx? Se Trabalhismo ou Social-Democracia? Se a Comunidade Britânica das Nações ou a União Europeia? Revolução Francesa de 1789 ou Revolução Russa de 1917? Napoleão ou Stalin? Napoleão ou Hitler? Hitler ou Stalin? França disposta a ir para a guerra mundial no século XIX e Alemanha disposta a ir para guerras mundiais no século XX etc.) -



Nenhum comentário: