sábado, 18 de julho de 2015

Isso é um olhar do Brasil?!




O olhar que se expressa aqui é um olhar de onde? Se situa ou se origina de onde esse olhar? Um olhar brasileiro? Então é necessariamente um olhar que expressa o Brasil. E o Brasil vê a Europa e a China desse jeito? E como é o Brasil na relação com a Europa e a China? O Brasil resulta da circunavegação europeia e foi colonizado como uma ocupação territorial europeia portuguesa com escravos africanos e onde os nativos foram sendo expulsos de suas terras para o interior. Estes nativos, dizem alguns estudiosos, se originaram da Ásia e, por isso, são tão parecidos com os povos amarelos asiáticos, quer dizer, com os chineses, japoneses etc. Então, o Brasil é um território originalmente dos povos amarelos, como os chineses, ocupado por europeus, como os portugueses, que deslocaram como escravos populações de seus territórios de origem na África.


Os africanos transplantados para o Brasil são povos da África, da qual, na atualidade, suas populações fogem para se refugiar na Europa. E são os territórios desses povos que os chineses querem ocupar de forma amistosa. Já os indios brasileiros são os nativos expropriados de seus territórios de forma violenta e sistemática e também são amarelos como os chineses, os quais, por sua vez, ocuparam total e soberanamente seus territórios.


A diferença entre os índios, os africanos e os europeus portugueses é que os índios tiveram muito mais suas terras sequestradas pelos europeus portugueses do que os africanos tiveram seus corpos sequestrados pelos europeus portugueses.


O problema das relações dos europeus com os povos que eles colonizaram e escravizaram e que na atualidade se refugiam na Europa é similar ao das relações dos portugueses com os índios brasileiros e os escravos africanos. Bem como o problema das relações dos chineses com os povos dos territórios que ele querem ocupar amistosamente é similar ao das relações dos índios brasileiros com os das populações quilombolas de origem africana com as quais eles querem aliança para lutar pela recuperação e ocupação de seus territórios devidamente demarcados bem como é o problema dos chineses com a transferência dos meios de produção dos europeus para a China é similar ao problema dos índios brasileiros com a transferência dos meios de produção das instituições públicas brasileiras de origem portuguesa para os territórios e as mãos dos índios.


Isso é um olhar do Brasil?!



Nenhum comentário: