segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Jornal e jornada de trabalho; internet e rede de liberdade
A época de expansão do usuário consumidor do tempo livre é a mesma época de expansão do Neoliberalismo e se na época do Liberalismo a novidade era a expansão do trabalhador consumido pelo tempo de trabalho, então, agora, na época do Neoliberalismo a novidade é a expansão do usuário consumidor do tempo livre.
Estamos na época em que "gente é pra brilhar, não pra morrer de fome". Estamos numa época em que todos somos estrelas e todos somos servidos pelas mais diversas mercadorias para melhor podermos brilhar no palco. Não estamos mais naquela época em que quase todos somos famintos e quase todos nos entregamos a produzir as mais diversas mercadorias em troca de refeições que saciem nossa fome.
O mercado atual não visa nos dar só comida porque atualmente "a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte". Nem nós nem o mercado atual somos liberais nem trocamos mercadorias por tempo de trabalho, porque nós e o mercado atual somos neoliberais e trocamos mercadorias por tempo livre. Nós não vivemos mais no mundo e na cultura do trabalho livre e vivemos sim no mundo e na cultura da liberdade livre. Não se trata mais da época da cultura das massas trabalhadoras e sim da época da cultura das massas livres. Não vivemos na época das massas trabalhadoras e sim na época das massas culturais, logo, não na época do trabalho de massas e sim na época da cultura de massas.
Se, na época das massas trabalhadoras ou do trabalho de massas, o jornal, este produtor de cultura, era um organizador coletivo, imagine então, agora que a época é das massas culturais ou da cultura de massas e que, portanto, o conjunto dos meios de comunicação, estes produtores de cultura, são os organizadores coletivos, como se tornou complexa a organização coletiva da cultura de massas. O jornal e a jornada de trabalho tinham uma relação intrínseca, mas agora que o principal é o tempo livre a relação mais intrínseca com o tempo livre vem se manifestando pelo uso das redes sociais da internet via computadores e celulares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário