sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Quem tem o Tao? Quem é o Tao?!
Na "Arte da Guerra" de Sun Tzu se encontram fundamentações para duas considerações que fizemos. Uma é que os Estados Unidos parecem ser imbatíveis e superpoderosos e a outra é que os agentes ou espiões dos EUA que denunciam e combatem a espionagem dos EUA como tirania se mostram ainda mais estadunidenses quando fazem isso do que caso não fizessem isso. Noutras palavras, esses agentes ou espiões parecem ser fiéis seguidores do "american way of life" e é precisamente a hegemonia deste "way of life" que faz os Estados Unidos serem imbatíveis e superpoderosos.
Na "Arte da Guerra" o mais importante aspecto é o Tao, o Caminho ou a Moral, ou seja, quem consegue garantir isso garante a vitória antecipadamente. E é precisamente o "caminho americano de viver" ou o "modo de vida americano" que está garantido por toda parte com a supremacia do seu "(american) way of life". Se fala também em cinco tipos de espiões. O espião nativo ou local que permite mapear a nação ou o local; o espião interno ou comprado que passa informações sobre o governo ou a organização do inimigo; o espião convertido ou duplo que conduz o governo ou a organização do inimigo a mudar de lado e para as mãos amigas; o espião enganado, condenado ou morto que leva informações falsas para o inimigo; o espião esclarecido, salvo ou vivo que leva-e-traz informações verdadeiras.
O espião estadunidense da NSA, que acabou fixando moradia na Rússia, aí chegou na condição de que tipo de espião? Sendo um espião dos EUA que vai para outro país ele não é certamente um espião nativo por não ser nativo da Rússia e pelo mesmo motivo também não é um espião interno. Por ser oriundo dos EUA ele pode ser tanto um espião condenado quanto um espião salvo, mas também pode ser um espião duplo ou convertido. Mas, como se sabe, ele não é um espião convertido ou, pelo menos, procura demonstrar que não é ao emitir críticas à tirania do governo russo e se mostrar como quem luta contra as tiranias tanto dos EUA quanto da Rússia. E é aí que ele se revela ou procura parecer ser alguém fiel à liberdade que é propagada pelo "american way of life", logo, parece ser um espião nativo e interno dos EUA que, em nome da liberdade e da democracia, quer passar informações para o resto do mundo, ou seja, ele se assume como espião duplo para poder corrigir um desvio dos EUA do "american way of life" e não para trair os EUA, portanto, se considera como espião vivo que leva-e-traz informações verdadeiras para glória do "american way of life" ou a liberdade, ainda que seja tratado como espião condenado pelo sistema tirânico dos EUA que está combatendo e que o chama de desertor, quer dizer, de espião nativo e interno que se passou para o outro lado ou que se converteu e se tornou um espião salvo ou vivo para o inimigo e que, por isso, está condenado e deve ser morto.
Ora, o que se vê é a moral, o caminho ou "way of life" dos EUA sendo usados pelo espião para justificar suas denúncias do sistema de espionagem e controle dos EUA sobre o mundo e seus próprios cidadãos estadunidenses. O que ele difunde é que os EUA possuem um sistema de espionagem e controle superpoderosos. Isto é verdadeiro ou falso? Verdadeiro e falso?! Quem sabe? É possível que os EUA queiram difundir tanto a verdade quanto a falsidade a respeito do seu superpoderoso sistema de espionagem e controle. Os EUA podem inclusive querer fazer seus inimigos caírem em armadilhas de modo que sem se dar conta abrem portas que permitem aos EUA penetrar nos seus sistemas de segurança ou obter informações que permitam vir a entrar nesses sistemas de segurança.
Como se vê é através dos emaranhados ou labirintos de informações, melhor, de interpretações que buscam separar as informações verdadeiras das falsas que se caminha seja para conservar, seja para mudar um caminho, um modo de vida, uma moral ou "way of life".
Porque o estereótipo mundial do esquerdista no mundo ocidental é a figura de alguém usando calças jeans e com gestos característicos que foram imortalizados pelo ator estadunidense de vida curtíssima chamado James Dean?! Porque o auge do eurocomunismo também foi o auge do cinema na Itália?! Alguma relação entre a resistência comunista italiana e os aliados estadunidenses durante a Segunda Guerra?
Quem tem o Tao ganha todas as guerras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário