quarta-feira, 8 de abril de 2015
Qual o Imperativo Categórico da ONU?!
Que relações podem existir entre a vitória do Cézar no BBB 15, as manifestações das ruas do Brasil e a Grécia e, mais recentemente, com a visita do primeiro-ministro da Grécia, Aléxis Tsípras, à Rússia?
Cézar encarnou o "Imperativo Categórico" no BBB 15 que é o mesmo que as manifestações encarnaram, inclusive, do ponto de vista do novo Ministro da Educação, especializado em ética, para quem as manifestações pedem serviços público de qualidade, quer dizer, aqueles que mostram o Estado cumprindo com seu Dever, precisamente prática do "Imperativo Categórico" de Kant: a filosofia do dever.
A Grécia tem recorrido a Kant nas negociações com a Alemanha de modo a escapar duma política de austeridade que não segue a máxima do direito igual, quer dizer, de "agir de modo a não fazer com os outros aquilo que não se quer que façam contigo".
Cézar ganhou dinheiro e ficou milionário, os manifestantes das ruas do Brasil querem ganhar dinheiro e consumir uma vida rica, de qualidade.
A Grécia opõe à Alemanha reparações de guerra como compensação para que a austeridade alemã não faça nova destruição da Grécia e recorre ainda à aproximação da Rússia para cuja proximidade, inclusive, tem sido empurrada com a ameaça de expulsão ou saída forçada da União Européia, ou seja, luta por ganhar dinheiro e por uma vida rica, de qualidade ou, como se costuma dizer, por uma vida digna.
Cézar, os manifestantes das ruas do Brasil, a Grécia e, talvez, a Rússia, querem usar o "Imperativo Categórico" para ficarem ricos, terem vidas de qualidade, dignas, usufruindo de direitos iguais no mundo e, preferencialmente, num "Mundo Cosmopolita" de "Paz Perpétua". São todos eles kantianos fundamentalmente porque lutam por Espaço Igual de modo que os que são Donos dos Espaços reconheçam os Direitos à Hospitalidade dos que são Sem Espaço (Sem Terra, Sem Teto).
Direitos Iguais são efetivamente o Imperativo Categórico da Democracia e da Declaração Universal de Direitos. São ou não são?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário