quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quem é o maior artista do engano?! Quem é o maior artista da guerra?!




Na "Arte da Guerra", de Sun Tzu, se ensina que a guerra é arte do engano. Pois bem, Jô Soares no seu programa de 18/11/2015 chamou a atenção para a ineficiência dos terroristas dos atentados de 13/11/2015 que, portando bombas de fragmentação para fazer uma tragédia maior do que o 11/09/2001 nas torres gêmeas em Nova Iorque, se limitaram a destruir a si mesmos do lado de fora do estádio. Observou ainda que no Bataclan eles poderiam ter destruído cerca de 1.200 pessoas e se limitaram a 67. Então, Lúcia Hipólito interveio dizendo que o objetivo era apenas de criar o pânico e não de efetivamente causar uma destruição, um genocídio. Admitindo que Lúcia Hipólito esteja dizendo a verdade, então cabe perguntar a quem interessava alcançar esse objetivo de causar o pânico assumido pelos terroristas? Ao Estado Islâmico? A François Hollande com seus baixos índices de popularidade?! A Vladimir Putin que quer sair de seu isolamento e que o inimigo principal seja o Estado Islâmico e não a Rússia nem Assad?! À China que está sofrendo um cerco com a Parceria Trans-Pacífico e quer que os EUA se afastem da Ásia, não se limitem a bombardeios aéreos e se envolvam com seus soldados em confrontos diretos com os inimigos na região?! Aos EUA que querem inverter o que foi feito por Bush e recuperar legitimidade na ONU ao deixar as intervenções ilegítimas nas mãos de seus aliados, como a França, e de seus adversários, como a Rússia?! Quem é o maior praticante da arte do engano ou da arte da guerra?!


Quais as consequências para a democracia dos atentados voltados exclusivamente para provocar o pânico?! Suspensão do Estado de Direito, fortalecimento do Estado de Exceção, logo, do Estado Forte Ditatorial, quer dizer, dum tipo de Estado mais próximo do que defendem os terroristas, Assad, Putin, a China e, agora, Hollande, ainda que, no passado recente, tenha sido Bush seu maior defensor.


Os EUA, ao promover a situação de conflito da Ucrânia com a Rússia e criar a Parceria Trans-Pacífico, não teriam conseguido, com seu movimento de pressão por dois lados, levar seus aliados e seus adversários a intervir justamente ali onde a sua intervenção desestabilizou toda a região?! Não teriam conseguido passar a responsabilidade da intervenção para seus aliados e adversários?! Não teriam conseguido não só passar a responsabilidade, mas também o trabalho, o esforço, o desgaste para eles?! Afinal, a Al Qaeda nasceu com o Bin Laden treinado e financiado pelos EUA na guerra de guerrilhas no Afeganistão contra a ocupante URSS. Finalmente, o Estado Islâmico foi a única confirmação daquilo que os EUA acusavam o Iraque, já que é resultado da fusão dum grupo que sai da Al Qaeda com oficiais e soldados que restaram do antigo exército iraquiano de Saddam Hussein.


Quem é o maior artista do engano?! Quem é o maior artista da guerra?!



Nenhum comentário: