terça-feira, 24 de novembro de 2015
Guerra ou Paz Mundial?! Como?!
Quem quer combater o Estado Islâmico? A Turquia?! Esta recebe grana dos EUA e UE para combater o Estado Islâmico e combate os curdos, os quais, por sua vez, estão sim combatendo o Estado Islâmico. Os EUA?! Então, porque fazem de conta que a Turquia não cometeu nenhuma traição?! Então, porque não combatem?! Então, porque só incentivam outros, quer dizer, os curdos a combater o Estado Islâmico?! Então, porque não querem que a França e, muito menos ainda, que a Rússia combata o Estado Islâmico?!
Ora, os EUA querem derrubar Assad, querem que a Turquia permaneça um bastião da OTAN e que a Rússia permaneça ameaçada por uma invasão e ocupação da Rússia pela UE através da Ucrânia.
A Rússia quer o apoio da França e mesmo dos EUA para combater o Estado Islâmico, mas, ao mesmo tempo, quer garantir a continuidade de Assad. Quer apoiar os curdos no combate ao Estado Islâmico e, inclusive, no combate à traição da Turquia aos curdos e em favor do Estado Islâmico.
E os curdos? Aceitam a ajuda e apoio dos EUA quando combatem o Estado Islâmico; certamente, também aceitam a ajuda e apoio da Rússia para combater o Estado Islâmico e denunciar as ações repressivas da Turquia; e, mais ainda, aceitam o apoio e ajuda da França para combater o Estado Islâmico e conter as ações repressivas da Turquia contra eles, curdos.
Quais os riscos duma dominação fundamentalista islâmica pelas seitas da Al Qaeda e Estado Islâmico de origem sunita na Síria e no Iraque?!
Aparentemente, existe o risco duma guerra de extermínio dos xiitas e dos sunitas que não se submeterem ao fundamentalismo islâmico das seitas da Al Qaeda e Estado Islâmico, além, é claro, duma disputa entre elas para definir quem, das duas, será a força dominante. Uma vez estabelecido o Califado fundamentalista o risco seguinte será não apenas o da dominação da região, mas duma guerra de dominação de todo o mundo, em especial da Europa e dos EUA, e também, é claro, da Rússia etc., enfim, a dominação do planeta é o limite primeiro do Califado fundamentalista, já que, a seguir, poderá vir a dominação de planetas do sistema solar (Marte etc.) e dos planetas habitáveis descobertos recentemente fora do sistema solar.
O acordo dos EUA com o Irã não é parte dos cálculos desse risco de dominação do fundamentalismo islâmico das seitas sunitas do Estado Islâmico e da Al Qaeda?! Não visa a manutenção da paz e da estabilidade na região e no mundo?!
Mas, quem está correto na avaliação desse grupos, Al Qaeda e Estado Islâmico, incluindo aí também outros, como o Boko Haram?! Os EUA dizem que não passam de bandos de assassinos e não se constituem em Estado como o próprio Estado Islâmico se reivindica e a França (e também a Rússia) parece acreditar.
O problema é que ambos podem ter razão. Eles, sem dúvida, são bandos assassinos, já que é o terror e a organização à margem, clandestina e não reconhecida oficialmente por nenhum Estado-Nação que caracteriza tais grupos, exceto, a do Estado-Nação do Afeganistão quando sob domínio dos Talibãs. No entanto, eles possuem apoio e ajuda clandestina de Estados-Nações. Bin Laden, a Al Qaeda e os Talibãs recebiam apoio e ajuda clandestina ou oficiosa do Paquistão e, dizem, que recebem ajuda financeira e logística clandestina da Arábia Saudita e Qatar. Então, se pode dizer com os EUA que são bandos assassinos, mas que são usados clandestinamente por Estados-Nações e que propagandeiam o domínio do mundo por um Estado-Nação fundamentalista islâmico, ou seja, são bandos assassinos, como dizem os EUA, mas que querem ser e tudo fazem para ser um Estado-Nação que domina o mundo inteiro.
A entrada da Rússia no conflito da Síria e contra o Estado Islâmico contraria os interesses dos EUA e favorece os interesses da Rússia, mas é razão suficiente para os EUA defenderem uma guerra contra a Rússia em lugar de contra o Estado Islâmico, a Al Qaeda, o Boko Haram etc.?! É razão suficiente para desencadear uma guerra entre Estados-Nações?! É razão suficiente para desencadear uma guerra entre Estados-Nações com o risco de se tornar uma guerra mundial?! É razão suficiente para desencadear um guerra entre Estados-Nações que favorecerá os bandos assassinos e seus planos duma guerra mundial para que possam vir a dominar o mundo com seu próprio Estado-Nação de suas seitas fundamentalistas islâmicas?!
O que corre o risco de ser redesenhado no momento? O Afeganistão, o Iraque, a Líbia, a Síria, o Egito e Israel com o reconhecimento do Estado da Palestina. Só?! Não. Os curdos recebem acenos de ser atendidos desde a invasão, ocupação e saída dos EUA do Iraque. O Estado Curdo ameaça territorialmente muito mais a Turquia do que o Iraque e a Síria. É nisso que, para a Rússia (e evidentemente também para os curdos), existe vantagem em combater o Estado Islâmico e favorecer a reivindicação dos curdos de (re)constituição do Curdistão.
Mas, para os EUA, o redesenho implica em quebra dos interesses de seus aliados de Israel, da Arábia Saudita, do Qatar, do Egito, da oposição na Síria, da situação na Turquia. Os EUA querem ficar "neutros", quer dizer, "acima do bem e do mal" na região, mas isso é impossível para os EUA na sua qualidade de superpotência mundialmente dominante.
O reconhecimento da Palestina ou do Estado Palestino é uma pré-condição para uma mudança favorável na região ao combate e dissolução do Estado Islâmico & congêneres, melhor, para a constituição e consolidação da paz mundial, a aceitação da (re)constituição do Curdistão é outra pré-condição para a paz na região e no mundo por favorecer a identidade entre israelenses e palestinos, quer dizer, o reconhecimento do direito dos povos israelense, palestino e curdo a um Estado-Nação. A participação democrática da Irmandade Muçulmana no Egito e na Síria, por exemplo, é outra condição para a paz na região, ou melhor, a convivência democrática entre xiitas e sunitas na região é outra condição para a paz mundial. E o que é necessário ocorrer na Arábia Saudita, no Qatar, no Paquistão, no Afeganistão, em Israel etc.?! Quer dizer, nos Estados-Nações que, de um modo ou de outro, estão por trás da instabilidade e risco de guerra mundial?! Não é aquilo que os EUA apregoaram como solução: Democracia, mais Democracia e muito maior desenvolvimento da Democracia?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário